Conheça o Clube de Autores de Fantasia

A cena é a seguinte: estávamos eu, Jana, Ariel (vulgo Sereio) e Nicholas em um táxi, molhados e famintos, em um drive-thur do McDonalds. Quase meia-noite. Com as mochilas carregadas de livros. O céu carioca se derramava em chuva torrencial. O táxi ameaçava estancar a todo momento, podendo nos deixar na mão e na lama. Não era a situação mais confortável do mundo, mas aquele dia foi zica. Foi o dia em que o CAF finalmente se encontrou.

O Clube de Autores de Fantasia surgiu em 2014 como um grupo no Facebook, criado por L.A. Nuñes, também conhecido como ‘Boss’. O objetivo era ser um grupo de discussão, onde expomos ideias, discutimos projetos e trocamos experiências e dúvidas com relação à escrita. E de fato, é exatamente isso que é o grupo. No começo começou com algo bem tímido, incipiente. Mas após algumas postagens visionárias de alguns membros (especialmente Diego e Jana, sem vocês o CAF não seria o que é hoje) o grupo mudou, cresceu e amadureceu. Não queríamos apenas discutir literatura fantástica. Queríamos mudar. Mudar a literatura. Mudar o cenário da litfan no Brasil. Queríamos dar voz à fantasia e divulgar nossos sonhos, transformando-os em realidade.

Infelizmente, a literatura fantástica nacional não tem recebido muito destaque, mas este cenário vem mudando nos últimos anos. Percebe-se isso quando se nota o surgimento de vários autores de fantasia brasileiros, que tem tido boa recepção nos últimos tempos: Eduardo Sphor, André Vianco, Raphael Draccon, Affonso Solano, Eric Novello, etc. Isso prova que o leitor brasileiro está receptivo à fantasia nacional e assim deveria ser, pois uma obra não precisa ser estrangeira para ser boa. Nós temos boas obras aqui mesmo no Brasil e devemos valorizar isso. Celebrar o que é nosso.

Esta é justamente a principal missão do CAF: espalhar as boas novas da fantasia em solo tupiniquim. Somos constituídos, em sua maioria, de autores jovens e iniciantes, mas com boas intenções e ideias. Somos diversos, de diferentes lugares deste Brasil, raças, culturas, gostos e opiniões. Temos diferentes gêneros literários (fantasia medieval, fantasia urbana, horror\terror, ficção científica, steampunk, etc). Divergimos quanto à bolacha ou biscoito e jamais iremos entrar em acordo quanto a isso. Mas somos todos unidos por um único ideal e sonho, chamado Fantasia.

logo
Logo do Clube de Autores de Fantasia (CAF, para os íntimos)

Porém, apesar de termos formado uma verdadeira família na internet, faltava o elemento presencial, o calor humano. Faltava nos encontrarmos pessoalmente. E havia a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e unimos o agradável ao providencial. Tínhamos que vir todos para o Rio, comprar livros, bater papo, conhecer outras pessoas, fazer piquenique improvisado no meio do pavilhão e causar na terra da Garota de Ipanema. Como esperado, infelizmente nem todos puderam vir, mas não nos deixamos abater por isso. Quem não veio esteve presente em espírito e coração e, mais importante ainda, não levou chuva na volta para casa.

CAF_Bienal
Galera do CAF na Bienal do Rio. Da esquerda para a direita: Thiago D’Evecque, Bruno Moraes e Alice, Daniel Lanhas, Ariel Ayres, Jana Bianchi, Renan Santos, Nicholas Sukorski e Leandro Barcellos. Igor Feijó e Ana Lúcia Merege também estavam por lá, mas desapareceram em uma nuvem de fumaça no momento da foto.

Agora que falei um pouco de nós, convido todos a conhecer nosso trabalho e, se for autor, a se juntar a nós em nosso navio de Fantasia. Confira nosso site, siga-nos nas redes sociais: Instagram (@clubedeautoresdefantasia) e Twitter (@clubedefantasia) e curta nossa Fanpage.

Anúncios

3 comentários sobre “Conheça o Clube de Autores de Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s