Dia do Leitor e minha lista de leitura

Olá, pessoal! Para quem não sabe, hoje (7 de Janeiro) é o Dia do Leitor. Eu deveria estar comemorando lendo algum livro, talvez algum dos vários que eu tenho aqui em minha estante e nunca li. Em vez disso, estou lendo umas notas de aula de Topologia das Variedades, tentando entender a prova do Teorema da Forma Local das Submersões.

 

leitor_CAF
Crédito da imagem: Imagination, by syncaidia

 

Resolvi parar um instante e aproveitar para escreve uma postagem para o blog. E porque não falar de minha lista de leitura para este ano?

Bem, para quem não sabe, eu tenho um perfil no Goodreads (também sou Goodreads Author, foi mal aí). Lá está rolando um desafio, o 2016 Reading ChallengeVocê simplesmente estabelece uma meta de leitura e tenta cumpri-la. Cada um escolhe a quantidade de livros que se desafiará a ler em 2016. A minha é 42 livros. Sim, porque 42 é a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Já estou quase me arrependendo desta meta. Terei que usar o vira tempo para ler tantos livros, escrever meu próprio, assistir séries e continuar com meu doutorado. Estou indo bem até agora. Já li 3 (ou 7% da meta). Na verdade, li 4, mas um deles não está ainda no banco de dados do Goodreads, então tenho uma carta na manga.

 

Vou começar minha lista de leitura com os quatro que já li:

 

Anacrônicas: contos mágicos e trágicos, da Ana Cristina Rodrigues.

Adorei a leitura. As crônicas são leves, mas profundas, dotadas de uma singela beleza. É impressionante o poder de síntese da autora. Ela é capaz de nos tocar com textos curtos (alguns não tão curtos). Não direi que gostei de todas as crônicas, mas a maioria vale a leitura.

 

Estações de Caça: Haakon I, do Lauro Kociuba

Livro do querido Barba Roxa do Clube de Autores de Fantasia. Escrevi uma resenha desta novela. Corre lá e vê.

 

Morto depois de ler, da Valquíria Vlad

O tema deste conto é um tanto clichê, mas a história é legal e o plot twist é bom.

 

KOWAI: Você tem medo do escuro?, da Valquíria Vlad

A história em si é boa. É envolvente e, considerando o tamanho do conto, os personagens foram até bem desenvolvidos. Gostei do simbolismo do título, que foi bem trabalhado no texto. Uma coisa que me incomodou foi a voz do narrador, que salta muito de um personagem para outro. O final é até legal, mas acho que a verdade não foi bem trabalhada ao longo do livro e tive a sensação de que ela foi simplesmente jogada em mim e não teve o impacto que poderia ter.

 

12171_10207942922948903_8189495160400988860_n
Minhas aquisições mais recentes

 

Esta é a minha leitura atual:

 

A Menina Submersa, da Caitlín R. Kiernan

Li as cem primeiras páginas até agora. A leitura segue num ritmo lento, mas não porque o livro seja ruim. A história é pesada e densa. Psicologicamente falando. É também não linear. Lembro que havia parado a leitura e quando retomei no dia seguinte, li o capítulo errado. E nem percebi ou achei estranho; pelo contrário, até que fazia sentido. Quando finalizar a leitura, pretendo escrever uma resenha.

 

Agora minha lista de leituras futuras. Não necessariamente lerei nesta ordem, mas pretendo ler todos até o final do semestre. Já comprei todos esses e preciso ler logo para comprar mais outros hahaha

 

O Castelo das Águias e A Ilha dos Ossos, da Ana Lúcia Merege

Ana é uma pessoa super carismática e gente boa que tive o prazer de conhecer na Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Mas ainda não li seus livros :\ (até que comecei a leitura de A Ilha dos Ossos, mas parei quando descobri que este é o segundo e não o primeiro livro da saga Athelgard hahaha) Pretendo remediar isso em breve. Na lista estão inclusos, é claro, os outros livros da autora, O Tesouros dos Mares Gelados e Ana e a Trilha Secreta. Pretendo escrever uma resenha dos dois primeiros.

 

O Demonologista, do Andrew Pyper

Outra bela edição de luxo da DarkSide. As opiniões parecem divergir muito sobre este livro, mas prefiro manter a mente aberta. Lerei e depois exporei minha opinião em uma resenha.

 

O Rei de Amarelo, do Robert W. Chambers.

Desde que assisti a primeira temporada de True Detective (por sinal uma série excelente; e a primeira temporada, como disse um amigo meu, é pura poesia) fiquei interessado em saber mais sobre a mitologia do rei de amarelo. Pesquisei e achei a premissa muito boa. Diversos contos dentro dos quais existe uma obra fictícia chamada O Rei de Amarelo e que leva as pessoas à loucura. Fora a obra original, comprei também O Rei Amarelo em Quadrinhos, coletânea de HQ’s inspiradas na obra de Chambers lançada pela Editora Draco. Foi sugestão da Ana Merege 😀 Pretendo fazer uma resenha da obra em quadrinhos.

 

Deuses Americanos, do Niel Gaiman

Nunca li nada de Gaiman, mas desde que um amigo me falou da HQ do Sandman fiquei bastante curioso para conhecer sua obra. A premissa de Deuses Americanos me deixou bastante curioso e sinto que não irei me arrepender. Também do autor, comprei O Oceano no Fim do Caminho e  ganhei a coleção do Sandman de presente de amigo secreto.

 

Duna, do Frank Herbert

É uma série de livros que sempre tive vontade de ler, pois ouço falar muito bem, mas sempre dizia “depois eu compro, tá muito caro”. Eu queria comprar a trilogia completa. Então estava de boa passeando pelos stands da Primavera dos Livros e eis que me deparo com o stand da Aleph e descubro que a trilogia Duna estava com 50% de desconto. Não poderia perder essa, é claro.

 

A Tristeza Extraordinária do Leopardo das Neves, do Joca Reiners Terron

Alguns dos livros que citei acima eu comprei na promoção da Amazon de fim de ano. Eis que quando a encomenda chega, tenho uma surpresa. Veio um livro a mais. Que não havia comprado. Que nunca havia ouvido falar. Pensei em entrar em contato com a Amazon para devolver, mas desisti. Resolvi que lerei o livro (que aliás, parece interessante, a julgar pela sinopse) e depois passarei adiante. Como, ainda não sei. E claro, vai ter resenha.

 

Viagem ao Centro da Terra, do Júlio Verne

Preciso ler mais clássicos, principalmente de ficção e esta é uma boa pedida. Do Verne eu só li Da Terra à Lua. Pretendo ler todas as suas obras, algum dia.

 

Madame Bovary, do Gustave Flaubert

E falando em clássicos… Faz tempo que comprei este livro, então acho que já está na hora de lê-lo. Minha amiga Jésyka (do blog entre o eufemismo e a ironia) estava lendo-o certa vez (ainda nos tempos do Bacharelado, há trocentos anos) e peguei emprestado por meia hora e li. Preciso terminar o que comecei.

 

Triste Fim de Policarpo Quarema, do Lima Barreto

Outro clássico, só que nacional. Na verdade, já li boa parte do livro, um bom tempo atrás, e por algum motivo eu parei. Acho que terei que recomeçar, pois não faço a menor ideia em que parte parei.

 

Prince os Thorns, do Mark Lawrence

Outro livro que comecei e parei. Gostei até onde li e certamente lerei os livros seguintes da Trilogia dos Espinhos.

 

O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss

Outro livro que comprei já a algum tempo e ainda não tive tempo para ler. Mas é alta fantasia, então meio que tenho obrigação moral de ler hehehe Deste ano não passa.

 

Série Tempos de Sangue, do Eduardo Kasse

Desta série de livros, só possuo Deuses Esquecidos (comprei também na Primavera dos Livros), mas pretendo adquirir os outros, claro. E vai ter resenha.

 

Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marques

Acho que mereço um mói de peia por nunca ter lido nada do Gabo, mas pretendo me redimir. Eu juro.

 

King Edgar Hotel

É uma coletânea de contos de horror da Andross Editora. A Andross é conhecida por publicar apenas antologias de contos. Inclusive, meu primeiro conto publicado foi por ela, na coletânea de contos fantásticos Imaginarium. Esta em particular é especial, com contos de autores convidados e todos se passam em um hotel mal-assombrado. Estou louco parar ler. Dependendo das minhas impressões, talvez role uma resenha.

 

Bem, é isso! E vocês, qual sua lista de leitura para o começo deste ano?

Deixe um comentário

