Oscar literário – Premiados

Olá, pessoal! Para quem não sabe o blog Sem Serifa lançou a tag Oscar Literário. Eu resolvi aderir à brincadeira e no começo do mês eu anunciei os indicados à premiação. Hoje é chegada a hora de anunciar os vencedores. Foi bem divertido, mas algumas decisões não foram fáceis

Sem mais delongas, eis os vencedores.

PREMIADOS

Melhor criatura fantástica ou extraterrestre

Os lagartos elementais de O aprendiz do arquimago

3431116a363338cd4dde02146c22c131-d5atb9h
elemental lizards, by rachelmon (Deviantart)

Venceram pela sua fofura e simplicidade (além da importância na história). Não há como não se apaixonar por essas criaturinhas. Sem falar que a maneira como a magia funciona com eles é muito interessante. Quem leu o livro sabe do que estou falando.

Melhor ilustração

Luis Royo, por O dragão de gelo

Série mesmo, como não amar essas belas ilustrações? Elas tem um toque meio enevoado e um tom cinza-azulado que combinam perfeitamente com a temática do livro. Os traços são um pouco selvagens, mas belos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Edição mais bonita

Gaby Firmo, por Brasil cyberpunk 2115

Eu, em geral, prefiro capas mais simplistas. Mas essa capa da Gaby Firmo combina muito mesmo com a proposta do livro. As cores e traços foram muito bem escolhidos para criar algo chamativo, mas sem ser berrante.

0e8f81_eb8707e5b0e14f00909c6fbb632933fa

Melhor livro de não-ficção

Sobre a escrita, de Stephen King

Simplesmente maravilhoso. Usando uma linguagem leve e fluída, King abre seu coração e sua mente e nos presenteia com uma obra magnífica. Ele compartilha um pouco de sua vida e sua experiência e nos brinda com várias dicas de escrita. A escolha não poderia ser outra.

sobre-a-escrita-stephen-king-suma-de-letras

Melhor conto

O pistoleiro e o homem santo, de Thiago D’arc

Este conto é sensacional. Seu tom sombrio é envolvente e a escrita é fluída. Sem falar nas referências à Torre Negra e nos diálogos muito bons entre os dois protagonistas. Não é à toa que ele foi o vencedor do primeiro concurso do Wattpad Fantático. Está levando outro prêmio para casa, merecidamente.

37636075-256-k96186

Melhor HQ ou mangá

Shingeki no kyojin, de Hajime Isayama

Um dos melhores mangás\animes que já vi. A história é fantástica, muito bem construída e amarrada, mas sempre deixando aquele mistério no ar. Sempre me surpreendo com os plot twists da trama. A história é mind blowing. Os personagens são muito bons e as questões filosóficas\éticas levantadas na trama são pertinentes.

Shingeki+no+Kyojin[1]

Melhor personagem secundário feminino

Aye’lena de Alvores: A liga dos artesãos

Amei os bardos do universo de Alvores.  Apesar de aparecer muito pouco, Aye’lena me cativou muito. Quero que ela apareça mais 🙂

2892f025463999.56345b0668ba0
Aye’lena, by Mariana Mattevi

Melhor personagem secundário masculino

Neferpitou, de Hunter x Hunter

Talvez role alguma polêmica aqui. Afinal, nunca fica claro qual é o sexo deste personagem e discussão é o que não falta pelos fóruns da internet. No fim das contas, acho que nem faz sentido isso, pois Neferpitou nem mesmo é humano e aparenta ser assexuado. Então resolvi incluí-lo como masculino.

Mas não o escolhi pela treta. Pitou é um personagem magnífico. Dos membros da Guarda Real, é o meu favorito. É um bom exemplo de personagem cinza. Embora seja do ‘lado dos vilões’ é impossível não se afeiçoar a ele, à sua personalidade curiosa, ao seu instinto protetor ou à sua lealdade incondicional ao Rei.

Neferpitou-13

Melhor trama

Rodrigo de Assis Mesquita, por Brasil cyberpunk 2115

O que posso dizer? O enredo de Brasil cyberpunk 2115 é simplesmente genial. Uma história bem-humorada e uma sátira aos elementos convencionais do gênero. Me diverti muito lendo esta novela.

0e8f81_eb8707e5b0e14f00909c6fbb632933fa

Melhor livro fora do eixo EUA-UK

Lobo de rua, de Jana Bianchi

Simplesmente uma leitura fantástica! A escrita de Jana é maravilhosa e a história e sensacional. Nunca fui muito fã de lobisomens, mas a novela de Jana me encantou demais. A riqueza de detalhes, a crueldade da realidade retratada no trama e a própria maneira como a maldição lupina é tratada me fizeram escolher este o melhor nacional de 2015.

71m6xTq6zRL._SL1500_

Melhor protagonista feminino

Susannah Dean, da série A Torre Negra

Uma personagem fantástica! Forte, complexa, bem construída. Susannah Dean é um amálgama de conflitos e personalidades. Ela é vários personagens em um, mas todos formam uma unidade. Uma mulher forte e independente e que, sem suas duas pernas, foi mais longe que muita gente com duas pernas. A escolha não poderia ser outra. Salve, pistoleira!

lady_of_the_shadows____odetta_by_hardcoremiike
Lady of the shadows, by hardocoremiike (Deviantart)

Melhor protagonista masculino

Roland Deschain, da série A Torre Negra

Roland Deschain, de Gilead. Filho de Steve Deschain, da linhagem do Eld. O último pistoleiro. O Branco (mas que também é cinza). Aquele que não esqueceu a face de seu pai. Aquele cuja obsessão pela Torre Negra é maior que qualquer coisa. Só tenho algo a dizer: Roland é um personagem foda. Complexo e cativante. Sua obsessão pela Torre Negra acaba se tornando também a nossa obsessão. Depois de tudo que ele passou, acho que merece este prêmio. Longos dias e belas noites, sai pistoleiro.

tumblr_mwtxqrqM1G1rklghko2_1280

Melhor autor

Stephen King, pela série Torre Negra.

Stephen-King-by-Shane-Leonard

Nunca havia lido nada do King antes em toda minha vida. Um amigo me falou da série Torre Negra, que é a sua magnum opus. Não direi que o estilo dele me agradou. Nem sua técnica de escrita. Mas Torre Negra é, ainda assim, uma obra magnífica, e não fica atrás de nenhuma alta fantasia. King escreveu uma história fantástica em todos os sentidos, com um worldbuilding  incrível. Por todo o espetacular universo da Torre Negra (que se expande através de vários de seus outros livros) que ele criou, sai King merece este prêmio.

Melhor livro

Lobo de rua, da Janayna Bianchi

71m6xTq6zRL._SL1500_

Eu já havia falado para a Jana, um tempo atrás, que seu livro foi minha melhor leitura do ano. “E olha que este ano eu li a Torre Negra”, acrescentei, para reforçar meu ponto. O livro de Jana é maravilhoso e já falei o porquê. Este prêmio é seu, Jana!  E é bem merecido.

É isso galera! Espero que tenha gostado dos premiados. Próximo ano tem mais e já estou pensando nos indicados. Até a próxima!

6 comentários sobre “Oscar literário – Premiados

    • Que bom que gostou 🙂 Ah, acho que não cheguei a comentar na sua postagem, mas a sua premiação foi sensacional.
      A Torre Negra foi a única obra que li do King até agora. O estilo de escrita dele não me agradou muito mas a história é incrível. Pretendo também ler mais dele.
      Ah, e parabéns pela iniciativa e pela ideia do Oscar Literário. Foi muito divertido participar 😀

      Curtir

Deixe um comentário