[Resenha] O andar do bêbado

Olá pessoal! Primeiro gostaria de pedir desculpas por andar meio sumido. O fato é que este semestre eu estarei menos presente no blog, devido aos estudos. Até mesmo minhas leituras estão paradas.

Mas apesar disto, hoje eu trago uma resenha, de um excelente livro de divulgação científica. Li O andar do bêbado há alguns anos e esta resenha foi postada originalmente no meu antigo blog. Mas é sempre bom relembrar boas leituras. Sem mais delongas, vamos à resenha.

 

Obra: O andar do bêbado

Autor: Leonard Mlodinow

Editora: Zahar

Gênero: Divulgação científica

Número de páginas: 324 (edição de bolso)

 

capa_OAndarDoBebado_25-08-10.indd

 

O livro mostra de forma bem clara e dinâmica como aspectos importantes das nossas vidas são influenciados por fatores totalmente aleatórios e, em geral, alheios a nossa percepção. Isso pode parecer um pouco estranho e assustador. Mas isso acontece porque, como o autor mostra logo no começo, nossas mentes não estão preparadas para lidar com fatores aleatórios, com cálculos de probabilidades.Ou análise sensorial de vinhos.

Nossas mentes funcionam com base em padrões. Queremos enxergar padrões em tudo e não nos percebemos que muitos resultados ou eventos que aparentemente seguem um paradigma, por menor que seja, na verdade são frutos de processos totalmente aleatórios. Mais que isso, grande parte de nossas decisões são tomadas baseadas em supostos padrões de regularidade. Às vezes dá certo, outras vezes não. Ou às vezes acontecimentos significativos nas nossas vidas são meros frutos de um feliz acaso.

Nas palavras do próprio autor:


… todos nós criamos um olhar próprio sobre o mundo e o empregamos para filtrar e processar nossas percepções, extraindo significado do oceano de dados que nos inunda diariamente”


Partindo dessa ideia, Mlodinow constrói um texto leve, dinâmico e revelador sobre o aleatório, o acaso, probabilidades e estatística e como tudo isso está ligado às nossas vidas de uma maneira que você provavelmente nem imaginaria antes de ler o livro. E o melhor, ele faz isso de uma maneira que qualquer leigo no assunto possa entender. Posso arriscar que o cara tem um dom para escrever bem. Ou talvez isso seja apenas uma simples consequência de vários fatores aleatórios.

O legal é que nos primeiros capítulos Mlodinow nos brinda com um curso rápido e elegante de probabilidade e estatística, com leves pitadas de história da ciência, passando por nomes famosos com Pascal, Bernoulli, Gauss, Laplace e muitos outros. Ele o faz de uma maneira que eu gostaria que meu professor da cadeira de Estatística & Probabilidade tivesse feito. Devo dizer que se fosse isso que tivesse acontecido, eu teria prestado mais atenção às aulas e, talvez, tivesse passado com uma nota maior. Aliás,atribuir notas é um processo subjetivo – e aleatório.

O fato é que ao longo do texto eu me deparei com termos conhecidos por profissionais desta área a áreas afins, tais como: média, probabilidade, desvio padrão, curva normal, etc. Ele não define todos esses termos de maneira precisamente matemática, mas nem é necessário. Apenas com palavras e exemplos o autor passa a ideia principal da coisa e no fim eu tive a impressão que aprendi mais nesses capítulos iniciais que em meu curso de Estatística & Probabilidade.

Quando mais você lê, mais vai crescendo a sensação que fenômenos aleatórios têm importância fundamental em vários aspectos práticos e que, em geral, tal importância é subestimada. De resultados em loterias, à final do campeonato nacional de beisebol, passando por classificação de vinhos e vodcas e o mercado financeiro, lá está o aleatório interferindo em nossas vidas – de uma maneira que nem percebemos. Ou melhor, não queremos perceber. Pior: julgamos pessoas pelo seu sucesso ou fracasso, mas não paramos para refletir que tal sucesso ou fracasso é mais uma consequência de diversos fatores aleatórios que competência ou incompetência da pessoa.

Em resumo, um livro excelente. Leitura obrigatória para todo amante da ciência.

Anúncios

3 comentários sobre “[Resenha] O andar do bêbado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s