Oscar Literário | Entrevista: Má Matiazi

Continuando com nossa série de entrevistas dos escritores indicados na categoria ‘Melhor autor nacional’ do Oscar Literário 2017, hoje trazemos Má Matiazi, autora de O feiticeiro.

ma-matiazi

Para começar, apresente-se aos leitores. Fale um pouco sobre você.

Eu sou a Má Matiazi, que assina os livros como M. Matiazi e os documentos como Marina. Não gosto de usar meu nome sempre ou falar para qualquer pessoa, acho que é meu lado Rumpelstiltskin.

Nasci e vivo em Curitiba, tenho 31 anos e além de escrever também sou ilustradora e tenho uma banda. Antes do Feiticeiro eu lancei meu primeiro livro, locado no mesmo universo, chamado Três e ano passado me lancei como quadrinista com Morte Branca.

Você foi indicada ao Oscar Literário pela sua obra O feiticeiro vol. 1 – O estrangeiro. Fale um pouco sobre ela: o que te levou a escrevê-la, qual a sua inspiração e o que ela significa para você?

O Feiticeiro é uma obra muito especial para mim, feita com amor e por amor. Inclusive penso muito se eu já devia tê-la publicado ou se deveria ter esperado me tornar uma escritora melhor antes: eu realmente vejo muitas falhas no livro e fico muito lisonjeada pela indicação. Ao mesmo tempo, eu não aguentava mais ficar preparando a história. Faz pelo menos quinze anos que eu comecei a escrever essa série e uns quatro que eu me comprometi em realmente fazê-la publicável. Esses personagens todos vivem comigo todos os dias e é gratificante vê-los sendo conhecidos e, no seu gentil caso, reconhecidos.

As inspirações são diversas, é até difícil fazer um mapeamento delas, pois, como eu disse, esses enredos me perseguem quase que desde a infância.

Aliás, como você se sente com esta indicação ao Oscar Literário?

Lisonjeada e feliz. Não sei nem se mereço! E acho que fiquei mais empolgada em ver as fadas e a Rose Harmand nas indicações do que eu mesma! hahaha

Como é o seu processo de escrita?

Pensar muito, muito, muito em cada cena até ser quase automático o processo de escrever o que acontece. Se eu tenho que parar e me esforçar muito durante a escrita é quase certo que eu vou jogar aquilo fora ou ter de reescrever tudo com palavras melhores depois. Na verdade acho que reescrever tudo é um dos meus passos naturais. Esse primeiro livro da série tinha trechos muito antigos, joguei vários fora e sempre me pergunto se era porque eram realmente ruins, desnecessários ou se eu simplesmente estava muito enjoada deles! hahaha

Quais os seus planos para o futuro, no ramo literário? Tem outros projetos em andamento?

Sim, acho que sempre terei. Estou terminando o segundo livro da série do Feiticeiro, chamado “o rei”, e, pelo que planejo, serão cinco no total. Fora isso estou escrevendo um livro no Wattpad chamado Ovelha Negra e publicando quadrinhos semanalmente numa série chamada O Abismo. Todos os meus projetos são histórias dentro de um mesmo universo, mas em várias linhas temporais. Todas têm algum personagem em comum, pelo menos, e os acontecimentos de um enredo influenciam nos demais, apesar de todos poderem ser lidos de forma independente. Ler todos só enriquece a experiência, digamos.

Por fim, tem algo mais que queira falar?

Queria dizer que ser autora independente no Brasil não é nada fácil: nós temos tanta alegria na hora de produzirmos nosso trabalho quanto agonia na hora de divulgarmos.

Eu sei que sua leitura do Feiticeiro foi uma das pouquíssimas que esse livro já teve e tê-lo considerado na hora de fazer essa lista junto de outros livros tão bons foi uma das poucas recompensas que esse trabalho, que é tão importante para mim, já teve. E será uma motivação a mais para terminar logo o segundo volume – e sair dessa onda de “ninguém liga mesmo” que está me fazendo atrasar o lançamento! Obrigada, de verdade!

Deixe um comentário

