Perguntas para escritores

Tá rolando pelo Twiiter e Facebook uma brincadeira. Não sei bem quem começou isso, mas são 20 perguntas sobre escrita. Respondi algumas delas no Facebook, mas resolvi responder todas aqui no blog.

 

questions

 

1 – Por quanto tempo você tem escrito?

Desde 2012. Mais precisamente, desde o NaNoWriMo de 2012. Mas já escrevia alguns textos menores e (pasmem!) poesia desde tempos imemoriais. Na verdade, desde quando eu tinha um computador. Lembro que um dos meus primeiros textos era um conto sobre uma garotinha que se recusava a falar “bom dia” e em vez disso falava “feliz dia novo”. Sim, é bem tosco :v

2 – O primeiro par que você escreveu.

Não sei se entendi direito. Vou pegar a interpretação da Jana Bianchi e assumir que é coisa de fanfic. Nesse caso, se eu fosse escrever uma fanfic sobre um par romântico, seria Arthur Dent e Trillian, da série O guia do mochileiro das galáxias.

3 – Tamanho médio dos seus escritos

Bem, como o bom matemático que sou, eu realmente peguei todos os meus escritos e tirei a média aritmética da quantidade de palavras. O resultado é pouco mais de 17 mil palavras. Mas o que faz ela ser tão alta é meu romance, que tem 100.310 palavras. Em geral os escritos não passam de 7 mil — contos, na maioria.

4 – Assunto preferido de escrever

Eu gosto de desenvolver o drama dos personagens. E, em geral, meus personagens sofrem (insira aqui uma risada maligna vilanesca). Mas indo para algo mais específico, eu noto alguns temas recorrentes nos meus escritos. Por exemplo: religião (principalmente na forma de simbolismos ou referências); a insignificância do homem perante o universo; a natureza do tempo, a influência do acaso e dos caos em nossas vidas. É, eu sou meio niilista mesmo.

5 – Gênero favorito de escrever

Fantasia ❤

6 – O que você escuta quando está escrevendo?

Eu basicamente faço tudo no computador ouvindo música. E eu ouço praticamente tudo, exceto funk e rap. Neste exato momento, por exemplo, estou ouvindo a sétima sinfonia de Beethoven 🙂

7 – Inspirações

Seriam autores que me inspiram? Bem, posso citar G.R.R. Martin, George Orwell, H.P. Lovecraft e Douglas Adams ❤

8 – Qual das tuas histórias te define?

Bem, acho que a história que tem mais de mim é Aquarela de sangue, mas não posso dizer porquê. Porém, o segundo romance que estou trabalhando vai ter bastante de minha pessoa 🙂

9 – Tem alguma dica de escrita

Bem, quem sou eu pra dar dicas de escrita, né? Mas meu conselho é: escreva a história que você gostaria de ler. Não se preocupe muito em escreve o próximo best-seller, principalmente no primeiro rascunho. Ouça seus leitores beta. Assista muitos filmes.

10 – Que programa você usa pra escrever?

LibreOffice Writer e yWriter (um genérico do Scrivener)

11 – Conte-nos a respeito da história que quer escrever

Eu quero aproveitar o #writertoberbr para dar um gás no segundo livro das Crônicas de Erys (sim, eu nem publiquei o primeiro e já tô trabalhando no segundo, eu sou louco mesmo). A história é meio independente do primeiro livro, mas tem alguma conexão, com alguns personagens em comum. Ela vai ter uma pitada meio faroeste.

São várias tramas que se entrelaçam. Temos um casal de pistoleiros que está perseguindo um serial killer. Temos um grupo de mercenários que foi contratado para matar uma pessoa importante da corte real e Nänt. E temos um aprendiz que cavaleiro tímido que enfrenta o seu primeiro grande desafio: se declarar para a crush.

Ah, por enquanto o título da história é Era uma vez em Nänt, que é uma referência tanto aos contos de fada (e a história não tem nada disso, é bem sombria) quanto ao filme Era uma vez no oeste um dos meus western favoritos 🙂

Porém… Tô querendo escrever também uma segunda novela com Reyrón e Lynöre. Já tenho mais ou menos a ideia geral. Talvez eu me divida entre os dois projetos.

12 – Qual a parte mais fácil da escrita para você?

Ter ideias. Minha cabeça fervilha. Também tenho facilidade com diálogos.

13 – Qual a parte mais difícil da escrita para você?

Superar a procrastinação e escrever. E sou péssimo com descrições.

14 – Mostra o print de suas estatísticas

Adaptei aqui para poder responder. Tá aí o print:

print

15 – Personagem favorito de escrever

Reyrón ❤ (da noveleta A canção das sereias). Adorei entrar na mente de uma adolescente malcriada.

16 – Fandom favorito para escrever

O único que escrevi foi no universo de O guia do mochileiro das galáxias (bem, mais ou menos). Podem ler o conto aqui. Adorei 🙂

17 – Fandom no qual você quer escrever, mas ainda não fez.

Acho que o único que eu teria interesse é ASOIAF.

18 – pet peeves

Eu escrevo muito frases do tipo “fulano olhou e viu tal coisa”. É horroroso isso, mas eu escrevo essas merdas no automático. Dá um trabalho consertar na revisão.

19 – Hábitos de escrita

Eu sempre sacrifico um pombo antes de começar a escrever. Ops, não era pra dizer isso? Tá, eu gosto de estruturar a história antes, com muitos detalhes, capítulo por capítulo. E gosto de inserir referências ao longo do texto. Milhares delas.

20 – Elogie sua própria escrita

Acho que escrevo bons diálogos. E creio que sei construir o mistério progressivamente até chegar no plot twist 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s