[Resenha] Mantenha o sistema

Olá, pessoal. Hoje trago mais uma resenha, desta vez de um livro pouco conhecido do mestre Orwell.  Sou fã do autor desde A revolução dos bichos e 1984. E fazia tempo que Mantenha o sistema estava na minha lista de leitura.

 

Obra: Mantenha o sistema

Autor: George Orwell

Editora: Itatiaia

Gênero: Drama

Número de páginas: 256

matenha o sistema

O livro é uma crítica descarada e pesada ao consumismo e ao capitalismo, cheio de reflexões sociais. O protagonista, Gordon Comstock, é um vendedor de livros e escritor fracassado que declarou guerra ao dinheiro. Diante do dilema moral da sociedade moderna (aderir ao sistema ou seguir seus ideais e fazer o que gosta) Gordon escolheu viver com pouco dinheiro. Tinha um “bom emprego”, rentável, numa companhia de marketing, mas largou tudo para tentar publicar livros, e acabou mofando em uma livraria. Assim encontramos nosso protagonista no primeiro capítulo. A trama do livro gira torno da questão: conseguirá Gordon atingir seus objetivos sem sucumbir ao deus do dinheiro?

A escrita de Orwell não é grande coisa, mas é precisa e direita. Os diálogos soam bem artificiais, mecânicos, sem graça. O autor os utiliza como ferramenta para passar suas ideologias. Orwell também usa e abusa da voz do narrador para esse propósito. Isso torna o livro pouco sutil, jogando na cara do leitor a mensagem principal. Mas não é um erro grave aqui.

O ponto alto, justamente o que adoro nos livros de Orwell, é o arco do protagonista. O autor sabe trabalhar o drama deles, e que drama, senhores. Orwell, como sempre, não tem pena de fazer o protagonista sofrer a afundar cada vez mais, com breves momentos de alívio. E tudo que acontece é muito coerente.

Eu sempre elogio o final dos livros do Orwell, pois são os melhores. O final de Mantenha o sistema, porém, deixou a desejar. Certamente é coerente com a trama, mas não é nada memorável. Isso porém não tira o brilho da obra. Apenas minhas expectativas que não foram atendidas.

 

Veredito final: para todos aqueles que pretendem declarar guerra contra o dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s